top of page
arte_programação_VII_jornada_(2).jpgCORR

 SESSÕES DE COMUNICAÇÕES  

31 DE OUTUBRO DE 2016

A Comissão de Pesquisa do Departamento de Artes Cênicas da Universidade Federal da Paraíba convida professores, pesquisadores, estudantes e artistas a submeterem resumos para a participação na VII Jornada de Pesquisa em Artes Cênicas, a ser realizada nos dias 31 de outubro e 1º de novembro de 2016, no Campus I e Núcleo Teatro Universitário Lima Penante em João Pessoa.

 

O evento, que nessa edição tem como título “(R) Existências em Artes Cênicas: práticas metodológicas artístico-educativas”  visa incentivar a pesquisa abrindo um amplo campo de diálogo entre pesquisadores, professores e estudantes, oportunizando a reflexão e a formulação de procedimentos e metodologias de pesquisa. Esse encontro acadêmico-artístico busca produzir reflexões sobre temas das áreas da Dança e do Teatro, bem como estimular a troca de conhecimentos na área das Artes Cênicas e do Ensino de Artes.

 

O resumo deverá ser redigido de maneira clara e objetiva, contendo no mínimo 250 e no máximo 500 palavras, destacando: Introdução, Objetivo, Metodologia, Resultados e Conclusão, não sendo permitidas tabelas ou figuras. Não deverá conter referências bibliográficas. O título deve ter apenas a primeira letra em maiúscula, fonte Times New Roman, corpo 14, negrito, centralizado. O nome dos autores e da instituição a que pertencem devem estar alinhados à direita, fonte Times New Roman, corpo 12, itálico. O texto deverá ser elaborado em formato Word, tamanho A4, margens superior/esquerda 3,0 cm e inferior/direita 2,0 cm. Deve ser empregada fonte Times New Roman, corpo 12, justificado, espaçamento simples e sem parágrafo. Seguido de três palavras-chave.

 

As apresentações de trabalhos poderão ser nos formatos listados abaixo organizadas em sessões e conduzidas por professores mediadores:

1)    Comunição Oral;

2)    Comunicação Performativa.

Independentemente do tipo de comunicação escolhida pelo (s) autor (es), seja ela oral ou performativa, as inscrições ocorrem no formato de resumo com as mesmas regras de submissão. Cada comunicação terá quinze minutos de exposição, tendo data show como recurso disponível.


COMUNICAÇÃO PERFORMATIVA

Entende-se como comunicação performativa a exposição de trabalhos que proponham formatos experimentais, cujas apresentações não se restrinjam às demonstrações orais convencionais.   

Os trabalhos aprovados deverão ser apresentados somente pelo(a) autor(a) e coautores(as) do trabalho.

A jornada disponibilizará o espaço físico, sendo responsabilidade do(a) autor(a) e coautores(as) do trabalho a coordenação, organização, equipamentos técnicos e produção de todas as necessidades de sua apresentação.

Os espaços disponibilizados serão as salas de aula do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA).

***Observação: As tomadas do CCTA seguem o padrão brasileiro (3 furos). No uso de materiais elétricos, os adaptadores devem ser providenciados pelo(a) autor(a) e coautores(as) do trabalho.

***************************

O resumo deverá ser submetido no prazo máximo de até 30 de setembro de 2016, para o e-mail: jornadadepesquisaac@gmail.com, conforme cronograma anexo. Posteriormente, será publicado na página da VII Jornada de Pesquisa em Artes Cênicas: ISSN 2358 – 6877.

 

Comissão Organizadora: Profa. Ms. Bárbara Santos, Profa. Ms. Candice Didonet, Profa. Dra. Carolina Laranjeira, Prof. Dr. Elthon Fernandes, Profa. Dra. Liria Morais e Prof. Ms. Victor de Oliveira. Colaboração: Profa. Ms. Juliana Ribeiro.

 

Comissão Científica: Profa. Dra. Carolina Laranjeira, Prof. Dr. Erlon Cherque, Prof. Dr. Guilherme Schulze, Prof. Dr. José Tonezzi, Profa. Dra. Paula Coelho e Prof. Dr. Paulo Vieira.

 

http://jornadadepesquisaa.wix.com/jornada-de-pesquisa

SALA 221

14:00 às 16:00h

TEATRO E EDUCAÇÃO- Mediação: Osvaldo Anzolin

Alan Carlos Monteiro Júnior (IFPB)- Oral: “Diz isso de outro jeito: entonações e interações vividas nas oficinas de preparação vocal voltada para prática docente”

Aline Catiane Paz Almeida (UFPB) – Oral: Pedagogia do teatro e alteridade: desafios e reflexões na realidade escolar”

Amanda Caline Omar (UFPB)- Oral: O Teatro do Oprimido como recurso para compreender a configuração atual da identidade quilombola na Escola Municipal Antônia do Socorro Silva Machado”

Bento Junior (UFPB) – Oral: A dramaturgia do quinto império do mundo: uma experiência de montagem teatral com alunos adolescentes”

Celly A. N. de Freitas (UFPB) – Oral: “Poesia encenada: processos criativos dos alunos do Centro Estadual de Arte- CEARTE”

 

SALA 221

16:15 às 18:15h

TEATRO E EDUCAÇÃO- Mediação: Juliana C. Ribeiro

Joelton Barros (UFPB) – Oral: “Teatro Treinamento – uma alternativa para educação corporativa na usina Japungu”

Leide Alcantara (UFPB) – Oral: “Teatro em ação: uma experiência ativa”

Luciana Ataíde Dias Santiago (UFPB) – Oral: “Diz que sim & Diz que não”: modelo brechtiano de ação para o ensino de teatro na educação de jovens e adultos

Rosa Samara Silveira Xavier (UFPB) – Oral: Experiência cênica na escola: reflexões sobre o processo criativo do Sarau Poético no IFPB”

 

SALA 222

14:00 às 16:00h

DANÇA E EDUCAÇÃO- Mediação: Lúcia Serpa

Adeline Silva Barreto (UEMS)- Oral: “Dança no ensino formal: um lugar para improvisar”

Giselle Lucena De Moura Diniz (UFPB) – Oral: “Estágio supervisionado: um ensaio para docência”

Lais Silva, Taciana Negri e Cristina Resende (UFPB) – Oral:A metodologia de ensino do “Projeto Canguru – Movimentando Pais e Filhos” desenvolvida para crianças na sua primeira infância”

Simone Maria dos Santos e Cleiton Mariano da Silva (UFPE) – Oral: Transdisciplinaridade: em busca de um processo metodológico entre a dança e o teatro”

Taciana Negri, Ewellyn Lima, Jéssica de Andrade (UFPB) – Oral: Experimento CUBBA: uma abordagem de técnicas de dança no ensino formal”

 

SALA 222

16:15 às 18:15h

DANÇA E EDUCAÇÃO- Mediação: Michelle Gabrielli

Bianca Simões (UFBA)- Oral: “O lugar do corpo e da dança no espaço escolar”

Juliana Costa Ribeiro (UFPB) – Oral: “Anatomia e a Dança na Universidade”

Marcio Figueiredo de Sá Leitão (UFPE) – Oral: “O trabalho corporal da dança na disciplina de Teatro do Colégio de Aplicação – UFPE”

Simone Maria dos Santos (UFPE) – Oral: Corpo borrado: investigações metodológicas transdisciplinares entre a dança e o teatro no PIBID Dança”

Rafaela Francisco de Jesus (UFG) e Renata de Lima Silva- Performativa: “Mito, corpo e a contação de história no processo de criação e ensino da dança”

 

SALA 223

14:00 às 15:30h

METODOLOGIAS DE ENSINO, FORMAÇÃO E PESQUISA

Mediação: Erlon Cherque

Adeline Silva Barreto e Marcos Antônio Bessa-Oliveira-(UEMS)- Oral: “Pesquisa(s) em Arte(s) – pensando processos investigativos na UEMS”

Ailza de Freitas Oliveira – (UFPB)- Oral: “Formação de platéia como conteúdo metodológico em artes cênicas”

Eline Gomes de Araújo e Rafaella Lira Amorim (UFPE)- Oral: “Dança na formação médica: um relato de experiência”

Jessica Torquato Carneiro (PPGL/UFPB) e Yasmim Machado de Macêdo (UFPB)- Oral:

Maurício Barbosa de Lima (UFRN)- Oral: “O professor-performer e sua atenção aos desvios do cotidiano escolar”

 

 

SALA 223

16:15 às 18:15h

POLÍTICAS DO CORPO E PERFORMATIVIDADE

Mediação: Adriana Fernandes

Isaura Suélen Tupiniquim Cruz (UFBA) – Oral: “Paradigmas da arte política: uma breve análise das implicações entre etnografia e abjeção nas artes do corpo”

Paulo Gaiger (UFPEL)- Oral: A reflexão sobre gênero no espaço acadêmico das artes cênicas”

Roberta Ramos (UFPE)- Oral: “Performatividade e profanação nos palcos da representação democrática em tempos de golpe: Reenactment, história e modos de afetividade em crise”

Yasmin Machado de Macêdo (UFPB)- Oral: “O direito fundamental à cultura e políticas culturais no estado da Paraíba: uma reflexão”

Duílio Pereira da Cunha Lima (UFCG) –Oral: “Panorama visto da ponte (do Rio Sanhauá): a cena tabajara nas páginas dos jornais”

 

SALA 225

14:00 às 15:30h

PROCESSOS DE CRIAÇÃO E FORMAÇÃO DO ATOR

Mediação- Elthon Fernandes

Deborah C. C. Menezes (UFPB)- Oral: “Alice e outras... notas sobre criação”

Diocélio Batista Barbosa (UFRN)- Oral: “Existir ou resistir: eis o riso da questão”

Lígia Souza de Oliveira (USP)- Oral: “O texto como espetáculo”

Ronildo Júnior Ferreira (UFCG)- Oral:“Um olhar para o Dúplice: apontamentos sobre o espaço pós-dramático”

Sávio Farias (PPGAC/UFBA) – Performativa: “Comunhão Bufa: do realismo grotesco às estratégias de desvio”

 

SALA 225

15:45 às 17:45h

PROCESSOS DE CRIAÇÃO E FORMAÇÃO DO ATOR

Mediação- Paula Coelho

Aluizio Guimarães e Ed Porto (UFPB) – Oral: “Subjetividade e representação: o olhar mediado”

Daniel de Nóbrega Santos (UFPB), Diocélio B. Barbosa (UFRN), Irla Lopes Medeiros (UFPB) e Luís Eduardo S. de O. Ramos(UFPB)- Oral: “Repensar e reinventar a cena: o espetáculo ‘clownssicos’ a partir da ótica do espectador-testemunha”

Joyce Barbosa (PUCSP)- Performativa: “A dança no escuro”

Rosa Maria Carlos e Silva (UFPB)- Oral: ‘E qualquer desatenção, faça não’: o transbordamento da censura em Gota D’água”

Thardelly Pereira Lima (UFRN)- Oral: “Caça caçador- ator contador”

1º DE NOVEMBRO DE 2016

SALA 222

14:00 às 16:30h

CENA VIRTUAL, CORPO E CRIAÇÃO

Mediação: Guilherme Schulze e José Tonezzi

Amanda Galvão (UFPB)- Oral: “Expressão em vídeodança: relatos e histórias orais”

Carlos E. Batista, Daniel Marques e Luna Dias. (UFPB)- Performativa: “PURIDATA e o corpomidia na dança”

Diogo Barbosa (UFPB) – Oral: “O cinema como prática na escola”

Fabíola Morais Teixeira (UFPB) – Oral: Performatividade no ciberespaço”

Guilherme Schulze (UFPB)- Oral: “O plano e a tela como espaços para dançar...também”

Lilian Graça (PPGAC/UFBA)-Performativa: A percepção cinestésica na videodança”

Luna Dias (UFPB)- Oral: Manipulação de corpos digitais através de softwares”

 

SALA 223

14:00 às 16:15h

PROCESSOS E ESTRATÉGIAS DE CRIAÇÃO- Mediação: Victor Oliveira

Adeline Silva Barreto e Marcos Antônio Bessa-Oliveira (UEMS)- Oral: “Pesquisa(s) em Arte(s) – pensando processos investigativos na UEMS”

Adilson Saturno Diniz, Ailce Moreira de Melo, Ana Laura Leite Belarmino, José Roberto do Nascimento Júnior, Luci Vânia da Silva Lima, Maysa Rodrigues Fragoso, Taciana Gomes de Melo (UFPE) – Performativa: “Da rua à resistência”

Alysson Amâncio (UERJ)- Oral:“A dança cênica e/nos espaços abertos das cidades, diálogos cada vez mais imprescindíveis na contemporaneidade”

Carolina Diniz (CECULT/UFRB) – Oral: “Vestíveis em fluxo: possibilidades relacionais entre corpo, movimento e figurino/objetos em processos de criação e formação em dança”

Danilo Silveira (USP) – Oral:Existências temporais: a poética da permanência na criação em dança”

Jéssika Andrade e Jaqueline Silva (UFPB) – Performativa: “[Em]prosa: um diálogo entre as cyphers, os dançarinos e os padrões de movimentos”

 

SALA 223

16:30 às 18:15

IMPROVISAÇÃO E CORPOREIDADE- Mediação: Bárbara Santos

Adilson Saturno Diniz (UFPE)- Performativa: “Corpo, o meu corpo que dança”

Giorrdani Gorki Queiroz (UFBA)- Oral: “O soma e a gravidade: improvisar-se dançando”

Leonardo Jose Sebiane Serrano (UFBA)- Performativa: “Experiências Somático-Performativas: (inter)artes para a sustentabilidade e ecologia dos saberes nas corporeidades”

Louise Padron Chiappetta (UEMS)–Oral: “Como a dança pode proporcionar a consciência corporal?”

 

SALA 225

14:00 às 16:15h

CULTURA POPULAR EM PROCESSOS ARTÍSTICOS E PEDAGÓGICOS

Mediação: Carolina Laranjeira e Sérgio Oliveira

Carlos Cleiton Evangelista Gonçalves (UFPB)- Oral: “Xaxado e criação artística: um estudo sobre ressignificações do popular no ambiente educativo”

Ewellyn  Ellen Lima (UFPB)- Performativa: “O corpo e a crença: o universo da rezadeira na construção coreográfica”

Hayala César (PMJP) e Luciano Amorim (Artista Independente)- Performativa- “Frevo motor: a experiência do encontro pela dança frevo como motor do movimento e criação”

Itamira Barbosa de Lima (UFPB)- Oral: O teatro e a dança ligadas a cultura popular/tradições e a sua dinâmica em sala de aula”

Luciana Portela (UFPB)- Performativa: Entre o céu e terra: dualismos da nossa tradição”

Ana Valéria Ramos Vicente (UFPB)- Oral: “Errância Passista: primeiros passos de uma caminhada criativa e acadêmica”

 

SALA 225

16:30 às 18:00h

CRIAÇÃO E ESTUDOS DE CASO- Mediação: Líria Morais

Bruno R. A. Melo (UFCG)- Oral- “Depois de mim: o que há sobre um processo de criação de um solo cênico”

Felipe González (PPGA-UFC)- Performativa- "Treinar a incerteza: o corpo desejante dos criadores-intérpretes de tribusure companhia cênica”

Jucinaldo Herculano Pereira (UFPB)- Oral - “O teatro comunitário e o livro Bandeira de São João: uma abordagem sobre o impacto do espetáculo O auto do São João Menino nas crianças e jovens da zona rural e urbana de Bananeiras- Paraíba”

Victor Hugo Neves Oliveira (UFPB)- Oral- “Vamos conversar sobre antropologia-dança?”

bottom of page